Traduzir esta página

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Introdução a Acupuntura

A Acupuntura é uma técnica milenar que se utilizam agulhas, moxa e outros instrumentos para liberação de substâncias químicas com efeito analgésico e/ou antiinflamatório. É utilizada há aproximadamente 5000 anos no Oriente, criada na China e popularizada no Ocidente especialmente no século XX.

A palavra Acupuntura origina-se do latim, sendo que "acus" significa agulha, e "punctura" significa puncionar ou seja inserção de agulhas através da pele em diferentes profundidades para produzir o efeito terapêutico desejado. Existem cerca de 1000 pontos de acupuntura dos quais 365 são classificados em 14 grupos principais.

Existem evidências científicas e a descrição do seu mecanismo de ação é pesquisada em diversos centros médicos no mundo. No Brasil a Acupuntura é considerada uma especialidade Médica pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

A Organização Mundial de Saúde lista mais de 40 doenças que existem indicação comprovada da Acupuntura, inclusive com efeito benéfico no aumento do fluxo uterino auxiliando nas técnicas de Reprodução Humana Assistida. A Acupuntura pode ser utilizada previamente, durante e após as técnicas de Reprodução Humana Assistida. Existem muitos trabalhos que comprovam o aumento da taxa de implantação embrionária após a transferência dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário